Quem é responsável pela segurança contra incêndio no local de trabalho?
top of page

Quem é responsável pela segurança contra incêndio no local de trabalho?

Você é responsável pela segurança contra incêndios em empresas ou em outras instalações não domésticas se:

  • Um empregador

  • O Proprietário

  • Um ocupante

  • Qualquer outra pessoa com controle das instalações, por exemplo, gerente de instalações, gerente de construção, agente administrativo ou avaliador de riscos.

Você é conhecido como a "pessoa responsável". Se houver mais de uma pessoa responsável, você deverá trabalhar em conjunto para cumprir suas responsabilidades.



A ordem de Segurança contra Incêndios também se aplica se você tiver hóspedes pagantes, por exemplo, se você administra um hotel.


Responsabilidades

Como pessoa responsável, você deve ter acesso a todos pontos abaixo:

Você pode ler sobre como garantir que suas instalações estejam protegidas contra incêndio.


Instalações não domésticas

As instalações não domésticas são:

  • Todos os locais de trabalho e instalações comerciais

  • Todas as instalações que o público tem acesso

  • Áreas comuns de edifícios residenciais multi-ocupados


Instalações compartilhadas

Em instalações compartilhadas, é provável que haja mais de uma pessoa responsável. Você precisará coordenar seus planos de segurança contra incêndio para garantir que as pessoas dentro ou ao redor das instalações estejam seguras.


Para áreas comuns ou compartilhadas, a pessoa responsável é o proprietário, o proprietário livre ou o gerente.


Alterações, ampliações e novos edifícios

Ao construir novas instalações ou realizar trabalhos de construção em instalações existentes, você deve cumprir os regulamentos de construção. Isso inclui projetar a segurança contra incêndio no edifício ou extensão proposta.






bottom of page