Treinamento de segurança contra incêndio para empresas e organizações
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Treinamento de segurança contra incêndio para empresas e organizações

Se você é responsável por uma empresa ou organização, é importante que você forneça treinamento em segurança contra incêndio como parte do seu processo.


Por que fornecer treinamento em segurança contra incêndio?

Isso salva vidas.

É a lei.

A prevenção é a melhor forma de combate a incêndios, e o treinamento pode impedir que os incêndios aconteçam em primeiro lugar.

Em caso de incêndio, manterá seu pessoal mais seguro e poderá reduzir os danos ao seu patrimônio.



O que deve ser coberto pelo treinamento?

Que tipo de treinamento em segurança contra incêndio deve ser fornecido?

Depende do seu negócio ou organização e de quem você está treinando. Todo o pessoal, incluindo pessoal de meio período, contrato zero, pessoal de segurança, pessoal de limpeza e prestadores de serviços deve ser treinado e instruído em 4 áreas principais:


Prevenção, regras e regulamentos

  • Prevenção básica de incêndio

  • Boa arrumação

  • Consciência de risco

  • Sua política de fumar

  • O seu plano de emergência

  • Os termos, condições e restrições de qualquer licença, certificado ou registro para as instalações.

O que fazer se houver um incêndio

  • O que fazer se descobrirem um incêndio.

  • O que fazer se eles ouvirem o alarme de incêndio.

  • Suas rotas de fuga, refúgios e saídas, especialmente aquelas que não são usadas regularmente.

  • Como disparar o alarme, incluindo a localização do painel indicador de alarme.

  • Quem liga para o serviço de incêndio e resgate.

  • Suas disposições especiais para ajudar pessoas com deficiência ou vulneráveis.

  • Seus procedimentos de evacuação, incluindo como tranquilizar os membros do público, orientá-los para as saídas e incentivá-los a sair do prédio.

Equipamento e boas práticas

  • Onde seu equipamento de combate a incêndios está armazenado.

  • Como o uso de equipamentos de combate a incêndios, incluindo equipamentos de combate a incêndios manuais, como mantas de incêndio e extintores - embora em instalações maiores possa ser apropriado treinar uma brigada de incêndios.

  • A importância das portas corta-fogo e por que é importante fechar todas as portas se houver fogo ou se eles ouvirem o aviso de alarme de incêndio.

  • Se sua empresa usa máquinas, seu processo para desligar e desligar equipamentos não essenciais, parar máquinas e processos e isolar fontes de alimentação.

Alarmes de incêndio

  • Como relatar incidentes, incluindo eventos e alarmes falsos.

Com que frequência as empresas devem fornecer treinamento em segurança contra incêndio?

O treinamento de segurança contra incêndio deve começar com o treinamento de indução no primeiro dia e continuar na forma de treinamento regular de reciclagem. É importante manter o conhecimento atualizado e também em mente. Pelo menos uma vez por ano, forneça sessões de treinamento de segurança contra incêndio para garantir que eles estejam familiarizados com as disposições de segurança contra incêndio no local de trabalho e sejam lembrados das ações a serem tomadas se houver fogo.


O treinamento deve ser mais frequente se:

  • Você tem uma alta rotatividade de funcionários

  • Seu pessoal é responsável pela segurança dos hóspedes do hotel, residentes ou pacientes vulneráveis

  • Existe um alto risco de incêndio.

E os membros responsáveis da equipe?

Qualquer membro da equipe que tenha responsabilidades específicas em relação à segurança contra incêndio - funções de supervisão ou especialista listadas abaixo - deve receber instruções detalhadas sobre suas próprias funções e treinamento de reciclagem a cada 6 meses.


Quem precisa de treinamento mais regular?

  • Chefes de departamento

  • Líderes de Brigada de incêndios

  • Equipes de Brigada de incêndios em grandes locais de trabalho

  • Supervisores de piso

  • Pessoal da sala de controle central

  • Equipe de segurança (incluindo patrulhas noturnas)

  • Atendentes

  • Pessoal da cozinha

  • Equipe de engenharia e manutenção

  • Recepcionistas

  • Pessoal atencioso

  • Pessoal do hotel.

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