Avaliações de risco de incêndio 2020
top of page

Avaliações de risco de incêndio 2020

Se você é responsável por uma equipe de pessoas ou uma empresa, é importante fazer o possível para reduzir o risco de incêndio para manter as pessoas seguras e o patrimônio a salvo. Salvar vidas é seu dever legal e faz total sentido manter a empresa longe de qualquer dano ou perigo.



O que é uma avaliação de risco de incêndio?

É um exame cuidadoso de suas instalações e das pessoas que as utilizam, de uma perspectiva de prevenção de incêndio. Trata-se de entender os riscos potenciais e, em seguida, melhorar suas precauções de segurança contra incêndio para manter as pessoas seguras.


Por que fazê-lo?

Uma avaliação de risco de incêndio é um requisito legal. Se você é responsável por um uma grande empresa, por exemplo, um empregador, proprietário ou ocupante de instalações que não são uma 'casa particular', você precisa garantir que uma empresa especializada e competente faça uma avaliação de risco de incêndio. É seu dever identificar riscos e perigos de incêndio em suas instalações e tomar as medidas adequadas. Além disso, se cinco ou mais pessoas trabalham em suas instalações ou sua empresa possui uma licença em vigor, você precisará que sua avaliação de risco de incêndio seja um registro por escrito. Revise sua avaliação de riscos regularmente e sempre que forem feitas alterações significativas que tenham um impacto nela. É um bom senso comercial e uma exigência legal, geralmente as empresas não se recuperam após um incêndio, e a prevenção eficaz de incêndio começa com a compreensão adequada dos riscos.


Você sabia?

Se houver um incêndio e você não cumpriu seus deveres legais para manter as pessoas seguras, poderá ser multado e até passar algum tempo na prisão.


Como fazer uma avaliação de risco de incêndio

De um modo geral, as avaliações são realizadas em cinco etapas principais:

  • Identifique os riscos de incêndio.

  • Identifique pessoas em risco.

  • Avalie, remova ou reduza os riscos.

  • Registre suas descobertas, prepare um plano de emergência e forneça treinamento.

  • Revise e atualize a avaliação de risco de incêndio regularmente.

Quem confere?

Fazemos isso - inspecionar as instalações é parte de nosso dever de manter as pessoas a salvo do fogo. Se suas instalações não são seguras ou você não fez uma avaliação, pode ser multado. Se acreditamos que as pessoas estão em risco, talvez seja necessário encerrar sua empresa até que você possa torná-la segura para funcionários e membros do público.


Quem deve fazer minha avaliação de risco de incêndio?

Depende do tamanho ou complexidade da sua empresa ou organização.


Grandes empresas

Se sua empresa for maior ou mais complexa, entre em contato com um especialista (Safety e work) para ajudá-lo. Nossas responsabilidades consistem em garantir que você tenha feito uma avaliação apropriada.


Edifícios históricos

Se você for responsável por um museu, galeria ou prédio histórico, recomendamos que sua avaliação de risco de incêndio seja realizada por uma empresa especializada em segurança contra incêndio em edifícios históricos, pois estes edifícios apresentam riscos e limitações específicos.


Podemos fazer sua avaliação de risco de incêndio?

Sim, somos uma das poucas empresas em nossa área de atuação especializada em segurança contra incêndio, segurança industrial e emergência tecnológicas, e terceirizamos mão-de-obra especializada de Bombeiro Profissional Civil.

Quando digo que somos especialistas, é porque de fato somos, pois, temos a alegria de possuir certificações nacional e internacional em nossa área de atuação, Saiba mais.










bottom of page