Tudo o que você precisa saber sobre um plano de emergência.


Um plano definido para lidar com grandes emergências é um elemento importante para pequenas e grandes empresas.



Além do grande benefício de fornecer orientação durante uma emergência, o desenvolvimento do plano tem outras vantagens. Você pode descobrir condições perigosas não reconhecidas que agravaria uma situação de emergência e trabalhar para eliminá-las. O processo de planejamento pode trazer à tona deficiências, como a falta de recursos (equipamentos, pessoal treinado, suprimentos) ou itens que podem ser corrigidos antes que ocorra uma emergência. Além disso, um plano de emergência promove a conscientização sobre segurança e mostra o compromisso e segurança do patrimônio e a preservação de vidas.


A falta de um plano de emergência pode levar a perdas graves, como várias vítimas e possível colapso financeiro da organização.


Como as emergências ocorrerão, o pré-planejamento é necessário. Uma necessidade urgente de decisões rápidas, falta de tempo e falta de recursos e pessoal treinado pode levar ao caos durante uma emergência. O tempo e as circunstâncias em uma emergência significam que não é possível confiar nos canais normais de autoridade e comunicação para funcionar rotineiramente. O estresse da situação pode levar a um julgamento ruim, resultando em perdas graves. Um plano de resposta a emergências bem pensado e bem organizado ajudará a eliminar esses problemas.


Qual é o objetivo geral do plano?

Um plano de emergência especifica procedimentos para lidar com situações repentinas e inesperadas. O objetivo é estar preparado para:

  • Evitar fatalidades e lesões.

  • Reduzir os danos a edifícios, estoque e equipamentos.

  • Proteger o meio ambiente e a pessoas.

  • Acelerar a retomada das operações normais.

O desenvolvimento do plano começa com uma avaliação de vulnerabilidade. Os resultados do plano mostraram:

  • Qual a probabilidade de ocorrer uma situação.

  • Quais meios estão disponíveis para parar ou impedir a situação.

  • O que é necessário para uma determinada situação.

A partir dessa análise, podem ser estabelecidos procedimentos de emergência adequados.

Na fase de planejamento, é importante que os indivíduos ou grupos relevantes sejam convidados a participar. Os membros da equipe podem incluir:

  • Funcionários com conhecimento do trabalho

  • Supervisor da área ou obra

  • Oficial de segurança

  • Comitê de saúde e segurança

  • Representante sindical, se aplicável

  • Funcionários com experiência em investigações

  • Especialistas "externos"

  • Representante do governo local, polícia, bombeiros ou ambulância

Onde apropriado, outras organizações também devem ser consultadas, especialmente quando o plano da sua organização envolve o uso de recursos externos, como bombeiros, polícia ou ambulância. Em algumas situações, uma organização pode desenvolver equipes de resposta compartilhadas com organizações vizinhas.

Em todas as situações, comunicação, treinamento e exercícios periódicos ajudarão a garantir que o plano seja executado corretamente.

O que é uma avaliação de vulnerabilidade?

Embora emergências por definição sejam eventos repentinos, sua ocorrência pode ser prevista com algum grau de certeza. O primeiro passo é identificar quais perigos representam uma ameaça para sua organização.


Como grandes emergências são eventos raros, registros de incidentes passados ​​e experiências ocupacionais não são a única fonte de informações valiosas. O conhecimento dos riscos tecnológicos (químicos ou físicos) e naturais pode ser ampliado consultando organizações semelhantes, departamentos de bombeiros, companhias de seguros, consultores de engenharia e departamentos governamentais.

Quais são exemplos de riscos tecnológicos e naturais?

Exemplos de riscos tecnológicos são:

  • Fogo.

  • Explosão.

  • Colapso do edifício.

  • Grande falha estrutural.

  • Vazamentos.

  • Liberação não intencional de produtos.

  • Libertação deliberada de produtos (por exemplo, agentes biológicos perigosos ou produtos químicos tóxicos).

  • Outras atividades terroristas.

  • Exposição a radiação ionizante.

  • Perda de energia elétrica.

  • Perda de abastecimento de água.

  • Perda de comunicações.


As áreas em que materiais inflamáveis, explosivos ou químicos são usados ​​ou armazenados devem ser considerados o local mais provável para uma emergência de risco tecnológico.


Os risco de riscos naturais:


  • Inundações.

  • Terremotos.

  • Tornados.

  • Tempestades de vento severas.

  • Chuva de pequenas pedras de gelo.

  • Temperaturas extremas graves (frio ou quente).

  • Doenças pandêmicas como como covid-19 (Coronavírus).


A possibilidade de um evento acionar outros deve ser considerada. Uma explosão pode iniciar um incêndio e causar falhas estruturais, enquanto um terremoto pode iniciar muitos dos eventos tecnológicos listados acima.

Qual é a série de eventos ou decisões que devem ser consideradas?

Depois de identificar os perigos, os possíveis principais impactos de cada um devem ser especificados, como:


  • Eventos sequenciais (por exemplo, um incêndio após uma explosão).

  • Evacuação.

  • Baixas.

  • Danos à infraestrutura da planta.

  • Perda de registros / documentos vitais.

  • Danos ao equipamento.

  • Interrupção do trabalho.


Com base nesses eventos, as ações necessárias são determinadas. Por exemplo:

  • Declarar emergência.

  • Soe o alerta.

  • Evacuar a zona de perigo.

  • Feche os principais desligamentos.

  • Solicite ajuda externa.

  • Iniciar operações de resgate.

  • Atender a baixas.

  • Combate ao fogo.


Considere também quais recursos são necessários e sua localização, como:


  • Suprimentos médicos.

  • Equipamento de comunicação auxiliar.

  • Geradores de energia.

  • Respiradores.

  • Equipamento de detecção de produtos químicos e radiação.

  • Equipamento móvel.

  • Roupas de proteção de emergência.

  • Equipamento de combate a incêndio.

  • Ambulância.

  • Equipamento de resgate.

  • Pessoal treinado.

Quais são os elementos do plano de emergência?

O plano de emergência inclui:

  • Todas as emergências possíveis, consequências, ações necessárias, procedimentos escritos e os recursos disponíveis.

  • Listas detalhadas do pessoal de resposta a emergências, incluindo seus números de telefone celular, detalhes de contato alternativos e seus deveres e responsabilidades.

  • Planos de chão.

  • Mapas em grande escala mostrando rotas de evacuação e conduítes de serviço (como linhas de gás e água).


Como provavelmente resultará em um documento considerável, o plano deve fornecer aos funcionários instruções escritas separadas sobre suas tarefas específicas de resposta a emergências.


A seguir, exemplos de partes de um plano de emergência. Esses elementos podem não cobrir todas as situações em todos os locais de trabalho, mas servem como orientação geral ao escrever um plano específico para o local de trabalho:

Objetivo

O objetivo é um breve resumo do objetivo do plano; isto é, reduzir ferimentos humanos e danos à propriedade e ao meio ambiente em caso de emergência. Também especifica os funcionários que podem colocar o plano em ação. O objetivo identifica claramente quem são esses membros da equipe, uma vez que a cadeia de comando normal nem sempre pode estar disponível em curto prazo. Pelo menos um deles deve estar no local sempre que as instalações estiverem ocupadas. A extensão da autoridade desse pessoal deve ser claramente indicada.

Organização

Um indivíduo deve ser nomeado e treinado para atuar como Coordenador de Emergência, bem como como coordenador de "backup". No entanto, o pessoal no local durante uma emergência é essencial para garantir que ações rápidas e eficientes sejam tomadas para minimizar as perdas. Em alguns casos, pode ser possível chamar funcionários de folga para ajudar, mas as decisões iniciais críticas geralmente devem ser tomadas imediatamente.

Deveres, responsabilidades, autoridade e recursos específicos devem ser claramente definidos. Entre as responsabilidades que devem ser atribuídas estão:


  • Relatando a emergência.

  • Ativando o plano de emergência.

  • Assumindo comando geral.

  • Estabelecendo comunicação.

  • Prestação de assistência médica.

  • Alertando a equipe.

  • Resposta ao pedido, incluindo evacuação.

  • Alertando agências externas, conforme necessário.

  • A confirmação da evacuação está concluída.

  • Alertar a população externa de possível risco, conforme necessário.

  • Solicitando ajuda externa.

  • Atividades de coordenação de vários grupos.

  • Aconselhar parentes de vítimas.

  • Prestação de assistência médica.

  • Garantir que os desligamentos de emergência sejam fechados.

  • Assessoria de mídia.


Essa lista de responsabilidades deve ser concluída usando o resumo de respostas desenvolvido anteriormente para cada situação de emergência. Alternativas suficientes para cada posição responsável devem ser nomeadas para garantir que alguém com autoridade esteja disponível no local o tempo todo.


As organizações externas que podem estar disponíveis para ajudar (com tempos de resposta variados) incluem:


  • Bombeiros

  • Esquadrões de resgate móveis.

  • Serviços de ambulância.

  • Departamentos de polícia.

  • Companhias telefônicas.

  • Hospitais.

  • Empresas de serviços públicos.

  • Vizinhos industriais.

  • Agências governamentais.


Essas organizações devem ser contatadas nas etapas de planejamento para discutir cada uma de suas funções durante uma emergência. A ajuda mútua com outras instalações industriais na área deve ser explorada.


É necessária uma coordenação pré-planejada para evitar responsabilidades conflitantes. Por exemplo, a polícia, bombeiros, serviço de ambulância, esquadrão de resgate, corpo de bombeiros da empresa e a equipe de primeiros socorros podem estar em cena simultaneamente. Uma cadeia de comando predeterminada em tal situação é necessária para evitar dificuldades organizacionais. Sob certas circunstâncias, uma agência externa pode assumir o comando.


Possíveis problemas de comunicação foram mencionados em vários contextos. Devem ser feitos esforços para buscar meios alternativos de comunicação durante uma emergência, especialmente entre o pessoal-chave, como comandante geral, comandante em cena, engenharia, corpo de bombeiros, agências médicas, de resgate e externas. Dependendo do tamanho da organização e do layout físico das instalações, pode ser aconselhável planejar um centro de controle de emergência com instalações de comunicação alternativas. Todo pessoal com responsabilidades de alerta ou comunicação deve receber uma lista atual de números de telefone celular e endereços das pessoas com as quais eles podem ter que entrar em contato.

Procedimentos

Muitos fatores determinam quais procedimentos são necessários em uma emergência, como:


  • Natureza da emergência.

  • Grau de emergência.

  • Tamanho da organização.

  • Capacidades da organização em uma situação de emergência.

  • Imediação de ajuda externa.

  • Layout físico das instalações.


Elementos comuns a serem considerados em todas as emergências incluem a preparação pré-emergência e disposições para alertar e evacuar funcionários, lidar com vítimas e conter os perigos.

Riscos naturais, como inundações ou tempestades severas, geralmente fornecem aviso prévio. O plano deve aproveitar esses avisos com, por exemplo, instruções sobre ensacamento de areia, remoção de equipamentos para os locais necessários, fornecendo fontes alternativas de energia, luz ou água, equipamentos extras e realocação de pessoal com habilidades especiais. Os estados de alerta em fases permitem que essas medidas sejam iniciadas de maneira ordenada.


A ordem de evacuação é da maior importância para alertar a equipe. Para evitar confusão, apenas um tipo de sinal deve ser usado para a ordem de evacuação. Comumente usados ​​para esse fim são sirenes, sinos de incêndio, assobios, luzes piscando, anúncios do sistema de paginação ou propaganda boca a boca em ambientes ruidosos. O sinal claro é menos importante, pois o tempo não é uma preocupação tão urgente.


Os seguintes são obrigatórios:


  • Identificar rotas de evacuação, meios alternativos de fuga, dar a conhecer a todos os funcionários; mantenha as rotas desobstruídas.

  • Especifique locais seguros para a equipe se reunir para a contagem de cabeças para garantir que todos saiam da zona de perigo. Designe pessoas para ajudar os funcionários com deficiência.

  • Realize o tratamento dos feridos e procure os desaparecidos simultaneamente, com os esforços para conter a emergência.

  • Forneça fontes alternativas de assistência médica quando instalações normais estiverem na zona de perigo.

  • Garanta a segurança de todo o pessoal (e / ou do público em geral) primeiro e depois lide com o incêndio ou outra situação.

Teste e Revisão

Concluir um plano abrangente para lidar com emergências é um passo importante para evitar desastres. No entanto, é difícil prever todos os problemas que podem ocorrer, a menos que o plano seja testado. Exercícios e exercícios podem ser realizados para praticar todas ou partes críticas (como evacuação) do plano. Uma análise completa e imediata após cada exercício, exercício ou após uma emergência real indicará as áreas que requerem melhorias. O conhecimento das responsabilidades individuais pode ser avaliado através de testes em papel ou entrevistas.


O plano deve ser revisado quando as deficiências se tornarem conhecidas e deve ser revisado pelo menos anualmente. Mudanças na infraestrutura da fábrica, processos, materiais utilizados e pessoal-chave são ocasiões para atualizar o plano.

Deve-se enfatizar que é necessário prever o treinamento de indivíduos e equipes, se espera que eles funcionem adequadamente em caso de emergência. Um exercício anual em larga escala ajudará a manter um alto nível de proficiência.


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