O que é Brigada de Incêndio?

Definição - É um grupo especificado de funcionários de uma organização que é designada e treinada para executar determinadas ações em caso de incêndio afetando suas instalações. Suas responsabilidades incluem a notificação do corpo de bombeiros, evacuação das instalações, segurança das instalações e remoção de arquivos ou materiais essenciais. A brigada de incêndio pode variar em tamanho, de duas pessoas a uma grande equipe.



De acordo com a norma ABNT NBR 14276:2006, ponto 3.9 brigada de incêndio: Grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros- socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta.


O objetivo da norma é padronizar todas as atividades de uma equipe de brigada de incêndio, usando de metodologias e distribuições de atividades dentro de uma determinada planta para a prevenção e o combate a princípios de incêndios, abandono de área e fazer uso de primeiros socorros se necessário.


Uma brigada de incêndio possui um papel estratégico em um planejamento de emergência de uma empresa e todos os componentes da brigada, não são escolhidos por um determinado nível de ocupação, pois todos são voluntários, sendo então candidatos voluntários apenas um grupo selecionado de pessoas farão parte da equipe de brigada de incêndio de uma corporação. Todos os candidatos são orientados a respeito dos riscos, complexidades, responsabilidade e da seriedade de se tornar um brigadista.


Se tornar um brigadista não é para curiosos nem tão pouco para chamar a atenção de outras pessoas com cargos superiores. Primeiro de tudo, é uma ato de total responsabilidade e coragem, para pessoas que se importam com a segurança e preservação da vida de outras pessoas.


Voltando a comentar sobre a norma (ABNT NBR 14276), é de suma importância ressaltar que ela foi elaborada utilizando-se as melhores práticas adotadas no mercado brasileiro, digo tanto da aplicação teórica de gestão como também as práticas e melhorias contínuas.


Todos nós sabemos que o elemento fogo foi e é fundamental para a evolução da raça humana, veja, desde a descoberta do fogo o homem tem se beneficiado deste poderoso elemento, como por exemplo, o fogo era usado como forma de proteção contra predadores grandes e pequenos, o fogo também foi usado para o cozimento de alimentos, derreter alguns minerais como prata, ouro, cobre e outros mais, no entanto nem tudo são flores, o outro lado da moeda é que o fogo pode ser usado de forma letal, para ceifar o que estiver em seu alcance. Como todos nós sabemos, este elemento também foi usado como arma, em guerras entre reinos há centenas de anos atrás.


Vendo o fogo por uma perspectiva defensiva houve a necessidade de combatê-lo, eliminá-lo de forma definitiva para não haver perdas cde vidas, patrimônios ou ambientes naturais como bosques e florestas.


Pensando na segurança das pessoas e na preservação de patrimônios, o comitê brasileiro de segurança contra incêndio, elaborou um estudo de implantação do programa de brigada de incêndio. O projeto circulou em consulta nacional conforme Edital nª 02.05.2006 com o número de projeto ABNT NBR 14276.a

19 3384-4840   |  19 9 9237-1055

atendimento@safetyework.com.br

Rua Antonio Francisco Lisboa, n°1051, 13188001 Hortolândia 

© Copyright  - 2018 

Trabalhe conosco

Somos credenciados como Centro de Formação de Bombeiro Civi pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

 

Confira nosso credenciamento, click neste link e digite o nome baixo:

FIRE SOLUTIONS TREINAMENTOS E SERVIÇOS EM SEGURANÇA LTDA

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Estamos nos detalhes finais para a certificação da ISO 9001

selo de qualidade.png