Brigada de incêndio é um mecanismo obrigatório?

Não é uma regra para todas as empresas existentes, pois sabemos que nem todas as companhias compõem a quantidade de colaboradores necessários para formar um time de brigada de incêndio, não que o número de funcionários seja uma obrigatoriedade também para que seja formado uma equipe de brigadistas.



É obrigatórios a formação de uma equipe de brigada de incêndio apenas para empresas com mais de 20 colaboradores. As empresas que possuem o número menor que a exigida pela lei não são obrigadas a formar uma equipe, porém isso não quer dizer que não haverá a necessidade de se preocupar com a segurança.


Quando se trata do bem-estar para todos em um mesmo ambiente de trabalho, o número exigido pela norma regulamentadora é o que menos importa. Em companhias menores seria ideal pelo menos uma pessoa receber instruções e treinamentos contra incêndio, digo isso porque sempre há possibilidade para vulnerabilidade, sim, veja, empresas pequenas também fazem uso da eletricidade, muitas usam gás encanado ou não, talvez uma "cozinha" improvisada, uma outra coisa que não podemos deixar de mencionar são pessoas que fazem o uso do cigarro. Agora você possa compreender quando mencionei a vulnerabilidade em um ambiente de trabalho, por mais que ele seja pequeno.


Na maioria das vezes contamos com a sorte em certas situações, porém contar com a sorte não é seguro, principalmente quando o que está em jogo são as vidas que estão próximas de nós. Talvez você já tenha escutado este ditado popular "todo cuidado é pouco".


É válido perceber que o caráter desse grupo é estritamente voluntário, digo a respeito dos brigadistas. Em boa parte dos casos, é uma atitude muito mais executada pela preocupação dos próprios colaboradores do que pela obrigatoriedade das leis, ou imposta pelo empregador. Como qualquer empreendimento está sujeito a riscos, um bom caminho para a prevenção de incêndios e os seus possíveis desastres, sempre é bom que haja estímulos para a formação de uma equipe de brigadistas. Eventualmente, isso trará maior segurança para todos os presentes no ambiente laboral.


19 3384-4840   |  19 9 9237-1055

atendimento@safetyework.com.br

Rua Antonio Francisco Lisboa, n°1051, 13188001 Hortolândia 

© Copyright  - 2018 

Trabalhe conosco

Somos credenciados como Centro de Formação de Bombeiro Civi pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

 

Confira nosso credenciamento, click neste link e digite o nome baixo:

FIRE SOLUTIONS TREINAMENTOS E SERVIÇOS EM SEGURANÇA LTDA

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Estamos nos detalhes finais para a certificação da ISO 9001

selo de qualidade.png