O que é a reciclagem para bombeiro civil

Usando as palavras do wiktionary, reciclagem é a "ação de recuperar a parte útil dos lixos e detritos reintroduzindo-os no circuito de produção". Sabemos que o assunto deste post em questão não se trata de "lixo", usei a citação acima apenas para contextualizar a origem da palavra RECICLAGEM no ambiente do profissional Bombeiro Civil.


Vamos então redesenhar esta citação para o universo dos bombeiros civis, ficaria mais ou menos assim. "Reciclagem de Bombeiro Civil é a ação de recuperar, trazer a memória conhecimentos teóricos e práticos anteriormente aprendidos, através dos estudos no curso de formação de bombeiro civil. Com os conhecimentos teóricos e práticos revisados e atualizados, o profissional está apto a exercer de forma legal a profissão de Bombeiro Civil".



Usando as palavras inseridas na normas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reciclagem para bombeiro civil "É a atualização profissional periódica a que deve ser submetido o Bombeiro Civil de acordo com a Portaria no CCB-008/600/14".


Tenho certeza que você que é um instrutor, um profissional bombeiro civil ou alguém com conhecimento na área de segurança, já tem em mente a sua própria definição ou argumentação de "Reciclagem de Bombeiro Civil"

Para quem é a reciclagem

Talvez você possa dizer - lógico que a "reciclagem" é para Bombeiros Civis -, eu diria que você acertou na mosca. Porém, existe um pré-requisito para esses profissionais de segurança realizarem este processo de reciclagem.


Seguindo as instruções do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo

"O bombeiro civil deverá realizar curso de reciclagem periódica uma vez ao ano, nos termos do anexo"


Por que "reciclagem periódica uma vez ao ano"?

12 meses não é um período nem muito curto, nem mesmo muito longo, este tempo é o suficiente para o profissional ingressar no mercado de trabalho e exercer suas atividades anteriormente adquiridas no CFBC (Centro de Formação de Bombeiro Civil).


Uma vez que o bombeiro civil cria uma rotina em seu posto de trabalho, executando apenas partes de todas as disciplinas teóricas e práticas adquiridas no CFBC, o restante do conhecimento fica no esquecimento ou até mesmo o profissional nunca o coloque em prática, devido não haver nenhuma ocorrência de incêndio no seu local de trabalho, ou outro incidente da área de atuação.


Tudo que foi falado acima não é uma regra, nem todos os profissionais passam por este tipo de situação, porém o que estamos argumentando aqui é, todos os bombeiros civis precisam passar por processo de reciclagem uma vez a cada ano, todos os profissionais precisam ter o mesmo nível de conhecimento, ou seja, todos os bombeiros civis precisam de uma mesma base de atualizações para permanecerem aptos na teoria, na prática e nas normas regulamentadoras.


Centros de Formação de Bombeiros Civis (CFBC) e seus instrutores

É o estabelecimento destinados e preparado à formação de bombeiro civil. Todo centro de formação precisa estar devidamente credenciados pelo Serviço de Segurança Contra Incêndios (SvSCI) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), que exerçam a formação e a reciclagem periódica do bombeiro civil no território do Estado de São Paulo;


Este estabelecimento precisa possuir instrutores habilitados e regulamentado junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pois ele será o responsável direto pela formação do aluno. Qualquer estabelecimento que não tenha instrutores credenciados junto a (CBPMESP), está inapto a executar a função de instrutor de bombeiro civil.


Além de possuir instrutores o estabelecimento necessita possuir um coordenador de curso com formação na área da segurança do trabalho, com registro profissional, ou o militar da reserva possuidor de curso de Especialização de Bombeiro com carga horária mínima de 800h (oitocentas) horas.


Certificação e credenciamento

A prova de avaliação para os bombeiros que estarão realizando o curso de reciclagem só estará disponível para os candidatos que possuirem uma frequencia mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina, caso contrário, os alunos não terão acesso a avaliação, sendo assim reprovados e inaptos a exercerem suas atividades como bombeiro civil.

O Centro de Formção de Bombeiro Civil remeterá ao Serviço de Segurança Contra Incêndios as informações sobre os bombeiros civis que concluíram os cursos com aproveitamento. Este procedimento será preferencialmente realizado de forma eletrônica via internet.

O aluno aprovado no curso de reciclagem periódica de bombeiros civis receberá certificado que ateste a conclusão com aproveitamento, expedido pelo Centro de Formção de Bombeiro Civil e registrado no Serviço de Segurança Contra Incêndios, conforme modelo no anexo E.


Fonte. Portaria_008-600-14


A Safety e Work é um Centro de Formação e Reciclagem de Bombeiro Civil


Garantimos um preço justo e acessível exclusivamente para você.


Saiba mais



19 3384-4840   |  19 9 9237-1055

atendimento@safetyework.com.br

Rua Antonio Francisco Lisboa, n°1051, 13188001 Hortolândia 

© Copyright  - 2018 

Trabalhe conosco

Somos credenciados como Centro de Formação de Bombeiro Civi pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

 

Confira nosso credenciamento, click neste link e digite o nome baixo:

FIRE SOLUTIONS TREINAMENTOS E SERVIÇOS EM SEGURANÇA LTDA

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Estamos nos detalhes finais para a certificação da ISO 9001

selo de qualidade.png