O condicionamento físico de todo bombeiro civil precisa estar em dia

Muitos dos aspectos mais cruciais do trabalho exigem que os Bombeiros Civis tenham força e agilidade acima da média. Muitas funções de trabalho simplesmente não podem ser executadas sem manter um alto nível de condicionamento físico. Saúde e boa forma são uma parte essencial do nosso trabalho e devem se tornar parte essencial do seu estilo de vida para se tornar um bom Bombeiro Civil.



Eu pedi a um instrutor da academia de bombeiros que a realizasse: "A aptidão física é a característica indispensável para um Bombeiro Civil". É impossível não concordar com esta citação, eu entendo a lógica dele, que é: se você não pode executar o trabalho fisicamente, nada mais importa.


O que temos que entender é que vidas de pessoas estão sob nossas responsabilidade, em qualquer situação de emergência as condições físicas serão determinantes para atuar com eficiência. Veja, é necessário força para manusear a mangueira em caso de incêndio, em caso de resgate em locais de difícil acesso, o esforço exigido é muito grande.


Um Bombeiro que não está com uma condição física boa, põe em risco a sua própria vida e vida de muitos que necessitam de um auxílio em uma situação de emergência.


Dicas para manter um bom condicionamento físico


1. Manter uma vida ativa. Mesmo não estando matriculado em uma academia é possível levar uma vida mais saudável, pratique caminhada.

2. Pratique uma atividade física que você goste, pratique-a regularmente.


3. Mantenha uma alimentação correta. Mantenha seu peso corporal equilibrado e seus níveis de energia adequados para a prática das atividades físicas.


4. Durma bem, garantindo entre 6 e 8 horas de sono diariamente.


5. Hidratação é fundamental para manter os processos fisiológicos de um praticante de exercícios físicos. 3 litros de água por dia para quem pratica bastante atividades físicas.


6. Não permita que a falta de tempo o impeça de praticar atividades físicas, invista em atividades físicas mais vigorosas, mesmo que praticados por curtos espaços de tempo aumentam o gasto calórico e contribuem para a melhora do condicionamento físico.


7. Em sua rotina de treinos inclua exercícios cardiorrespiratórios (caminhada, corrida, natação, hidroginástica), de força muscular (musculação, treinamento funcional) e trabalhe sua flexibilidade.

8. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool no organismo influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas.


9. No início, foque na boa postura durante a execução dos movimentos, na sua concentração e divirta-se com seus movimentos.


10. Exercite-se, de preferência, com a orientação de um bom profissional da área. Isso irá assegurar maior eficácia e segurança para você durante os treinos.


Mantenha o foco sempre, cuide-se, pois, ser um Bombeiro Civil exige um grande esforço físico e mental.


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