Flexibilidade e adaptabilidade são essenciais para o Bombeiro Civil
top of page

Flexibilidade e adaptabilidade são essenciais para o Bombeiro Civil

Na verdade, esses são dois traços separados. Como muitas das outras características, elas também se aplicam ao campo de prevenção e combate a incêndios. Quem é flexível pode dormir em qualquer lugar, comer qualquer coisa, fazer qualquer trabalho sob qualquer circunstância, funcionar como parte de qualquer equipe ou grupo e prosperar em qualquer dinâmica de grupo, tem paciência se houver alguma irritação e não sobrecarrega as pessoas ao seu redor.



Aqueles que não são flexíveis são rígidos ou em outras palavras tendem a dar mais trabalho. Eles têm necessidades específicas, muitas irritações e são específicos sobre certas coisas. Como Bombeiro Civil, esses indivíduos não apenas enfrentam dificuldades, mas também podem dificultar as pessoas ao seu redor. Os Bombeiros Civis precisam fazer muitos sacrifícios e compromissos e ter vontade e capacidade de viver e trabalhar de forma muito dinâmica.


A adaptabilidade é definida como encontrar uma maneira de mudar com o meio ambiente e superar várias situações, sejam elas situações de vida ou situações estressantes no primeiro plano. As coisas estão mudando constantemente para os Bombeiros Civis, do ambiente em que trabalhamos, daqueles com quem trabalhamos lado a lado, até o trabalho em si mesmo.


Você deve poder se adaptar facilmente a novas pessoas, novas configurações, alterações nas descrições de trabalho e nas condições de mudança nas quais você executa esses trabalhos. Quando uma estrada é bloqueada, você deve ser capaz de encontrar rapidamente os desvios e trilhar o seu caminho de forma criativa, assim sua equipe vencerá qualquer obstáculo para realizar as tarefas e o objetivo em questão.


Isso inclui a capacidade de trabalhar sob estresse e desempenhar suas funções em várias situações urgentes, com risco de vida e com alto estresse. A capacidade de manter uma presença clara da mente sob estresse é de extrema importância e parte essencial de ser considerado adaptável.


Ser flexível sem dúvida nenhuma faz toda a diferença na vida profissional de um Bombeiro Civil, pois este atributo em momentos de emergência pode salvar vidas.


bottom of page