O que é e para que serve um plano de emergência para a sua empresa?
top of page

O que é e para que serve um plano de emergência para a sua empresa?


A equipe de Bombeiros Civis Profissionais, bem como a brigada voluntária, precisam estar prontas e ter muito bem definidas as estratégias e formas de atuação em caso de emergências.

O primeiro passo é conhecer muito bem a planta em que estão atuando, levantando todos os pontos críticos e as particularidades do local que propiciem uma situação de emergência.

Por isso, o plano de emergência torna-se indispensável para uma atuação segura e eficaz das equipes. É nele que constam todos os estudos e análises de risco da planta, com o objetivo de minimizar e eliminar todos os riscos existentes no local.

NBR 15219

De acordo com a NBR (Norma Técnica) 15219, o plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado para toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.

O plano de emergência contra incêndio deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado, levando-se em conta aspectos importantes como:

  • Localização (área urbana, rural, características da vizinhança, distâncias e riscos entre as edificações, etc);

  • Materiais existentes (extintores de incêndio, sinalização e saídas de emergência, etc.);

  • Recursos humanos (brigada de incêndio, bombeiros profissionais civis, grupos de apoio e etc.);

  • Característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e etc);

  • Tipos de Construção;

  • Tipo de ocupação (industrial, comercial e etc);

  • Características da População (pessoas fixas no local, há movimentação constante e etc);

Entre outros riscos específicos que são inerentes à atividade.

É de suma importância que o profissional responsável pela elaboração do plano de emergência esteja atento não são aos riscos eminentes da planta, bem como realize a inspeção de equipamentos, rotas de fuga e emita um relatório sobre possíveis irregularidades encontradas no local.

Além disso, é sempre importante ressaltar que um plano de emergência muito bem elaborado torna-se nulo se não houver uma equipe de profissionais capacitados para executá-lo. Na Safety & Work, toda a equipe é altamente treinada, com mais de 400 horas de curso e simulações das mais diversas situações para que em situações reais, todos tenham plena capacidade de atuar com segurança e efetividade, prezando pela máxima segurança da população local.

Tem dúvidas sobre o plano de emergência e como torná-lo efetivo?

Entre em contato com a Safety & Work. Estamos localizados em Hortolândia, em São Paulo.

www.safetyework.com.br

Ou pelos telefones: (19) 3384-4840 | (19) 9 9237-1055


bottom of page