Como funcionam os Sprinklers e como são acionados

November 7, 2019

Você já deve ter notado em diversos locais, pequenos “chuveiros” presos ao teto ou até mesmo fixos nas paredes, não é mesmo? Pois bem, esses são os famosos sprinklers, equipamentos de combate a incêndios em edificações.

Considerados uma das melhores opções de combate a incêndio, é preciso se atentar a um detalhe muito importante: os sprinklers têm a função de um combate primário, ou seja, agir no foco inicial do incêndio antes que o mesmo se alastre, na tentativa de combatê-lo até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O sistema é constituído por elementos termo-sensíveis, acionados a uma temperatura pré-determinada, que varia entre 57ºC a 343ºC, já considerando uma margem mínima de acionamento (20ºC) por medida de segurança.

Após atingirem a sua temperatura de operação, uma solda do elemento termo-sensível é derretida, permitindo que o equipamento seja acionado. É exatamente nesse momento que há a descarga automática de água, em formato de aspersão (guarda-chuva), sobre uma determinada área.
Vale ressaltar que os sprinklers são “imunes” a alarmes falsos, já que só entram em ação quando a massa de em torno do seus sistema atinge a temperatura pré-determinada, portanto, não podem ser acionados por meio de poeira, sprays aerosol ou fumaça.

 

Agora que você já sabe como funciona o sistema de sprinklers, é fundamental compreender que para o seu perfeito funcionamento é necessário uma equipe especializada, para determinar os pontos críticos e técnicos, como a altura, temperatura de combate, pressão da água e etc. Além disso, a equipe especializada precisa estar ciente das conformidades do equipamento de acordo com as normas específicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e aprovação dos mesmos pelo INMETRO (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).



Procurando uma equipe  para a perfeita instalação do sistema de sprinklers da sua empresa? Então entre em contato com a Safety & Work. Profissionais altamente qualificados e especializados para máxima garantia e efetividade dos seus sistemas.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bombeiro civil agora é obrigatório: conheça a nova lei

January 16, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes