Por que a terceirização é uma ótima opção para reduzir custos?

October 16, 2019

 

A terceirização tem sido vista cada vez mais com bons olhos por empresas e empresário. Ao contratar um serviço especializado terceirizado, o empresário mantém o foco nas atividades principais do seu negócio, com a garantia de um serviço de ótima qualidade.


Ao contratar uma empresa especializada terceirizada, a empresa garante uma melhor qualidade das operações, boa produtividade nas principais áreas de atuação, otimização do seu tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da organização.


O que é a terceirização?

 

A terceirização nada mais é do que repassar o desenvolvimento de determinada atividade a uma empresa terceira especializada. Ou seja, terceirizar importa em delegar determinadas atividades para que outras pessoas físicas ou jurídicas cumpram tarefas no lugar de parte de sua equipe própria.



O responsável em obter um serviço terceirizado de uma de suas atividades, contrata uma empresa prestadora de serviços, que normalmente não está relacionada a atividade principal da empresa. Deste modo, uma atividade terceirizada ajuda a garantir que a empresa contratante atinja os seus objetivos profissionais de maneira mais eficaz.

 

Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?
Terceirizar uma atividade parece algo absolutamente complexo, entretanto, toda empresa tem a possibilidade de contar com um serviço terceirizado.

Em vias de regra, quem procura a terceirização de atividades são empresas que ainda não possuem estrutura ou conhecimentos técnicos específicos para comandar determinada atividade e, a fim de evitar dor de cabeça, repassa essa atividade a uma outra empresa que tenha know how no assunto, evitando uma demanda de tempo e gastos desnecessários.

Um ponto importante a ser frisado é que a terceirização da atividade-fim ainda não está devidamente regularizada legalmente. Entretanto, isolado e definido corretamente o produto final, todas as demais atividades podem ser terceirizadas.

Antes de terceirizar uma atividade é necessária uma boa análise da situação com o objetivo de evitar possíveis riscos de configuração de emprego com os prestadores terceirizados.

Além disso, torna-se fundamental uma minuciosa avaliação prévia da empresa terceirizada. É sempre importante ter ciência da atual situação da empresa e de todos os seus diferenciais, como prestígio no mercado, certificações de qualidade (ISO 9001, por exemplo), dentre outros aspectos que não deixem dúvidas sobre a sua idoneidade.

 

Quais setores podem ser terceirizados?


Vários setores podem ser terceirizados, desde limpeza até a equipe de Bombeiros Profissionais Civis. Qualquer empresa que deseje mais agilidade e redução de custos nos serviços, podem optar por contratar uma terceirizada.

A terceirização do serviço de Bombeiros Profissionais Civis, por exemplo, é algo extremamente comum e muito eficiente. Por se tratar de uma atividade específica, muitas empresas optam por deixar a cargo de terceiros, garantindo qualidade e eficiência na execução das atividades.



Como se dá a redução dos custos com a terceirização?


Ao terceirizar alguns processos, a empresa consegue economizar em produtos, maquinários e reduz custos administrativos, como rescisões, troca de funcionários, férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.



Empresas terceirizadas são especializadas na atividade que se propõem a exercer, portanto, isso permite maior produtividade e ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização dos equipamentos/maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.



Fica claro que a terceirização é uma opção bastante viável para empresas, sobretudo no que diz respeito a serviços de Bombeiros Civis Profissionais. Se a sua empresa está precisando de uma equipe especializada, com anos de experiências no mercado e que muito em breve terá certificação ISO 9001, então você precisa conhecer a Safety & Work, localizada em Hortolândia, interior de São Paulo.



Conheça nosso trabalho e venha fazer parte desta equipe!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bombeiro civil agora é obrigatório: conheça a nova lei

January 16, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes