O que são EPI’s e qual sua importância para o trabalho do Bombeiro Civil

September 30, 2019

 

Considerada uma profissão nobre por muitas pessoas, a vida de um Bombeiro Civil muitas vezes está relacionada diretamente ao risco de vida para ajudar o próximo, o que torna os seus esforços muito louváveis diante da sociedade.


Para que os Bombeiros possam atenuar situações de risco, mantendo ao máximo a sua integridade, existem os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que auxiliam na execução das atividades e evitam que os profissionais sejam expostos a alguns riscos inerentes à atividade, como contato com superfícies perfurocortantes, exposição à ruídos, entre outras.


O que são EPIs?


EPI é a sigla utilizada para designar os Equipamentos de Proteção Individual, ou seja, é todo item, produto ou dispositivo utilizado por um trabalhador com a função de protegê-lo contra situações que coloquem em risco a sua integridade física.


Esses equipamentos são essenciais para que Bombeiros Civis e trabalhadores de diversas áreas que também são expostos a riscos no dia a dia possam desempenhar as suas funções com segurança e proteção.


A principal função dos EPI’s é manter a saúde física dos colaboradores, e por isso, segundo previsto na Norma Regulamentadora 6, é obrigatório o fornecimento dos mesmos por parte das empresas, de forma gratuita e em perfeito estado de conservação. Essa norma é válida para aqueles que são expostos a situações de risco, podendo variar de acordo com cada atividade realizada.


Por que os Bombeiros Civis devem usar EPIs?


Por atuarem em constantes situações de risco inerentes à função, os Bombeiros Civis devem portar os Equipamentos de Proteção individual para executar as suas tarefas de maneira segura.


Os EPIs utilizados pelos Bombeiros Civis devem ser de qualidade, adequados para proteger os guerreiros em inúmeras situações, criando uma barreira de proteção entre o profissional e os riscos do ambiente em que ele é exposto.

 

Quais os EPIs indicados para Bombeiros Civis?

 

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) variam de acordo com a função designada pelo mesmo, sendo selecionados de acordo com os riscos existentes em cada situação.
Na profissão de Bombeiro Civil, a utilização dos EPI’s é bastante variada, ficando a critério da equipe identificar os riscos de acordo com a situação e escolher os EPI’s que irão ajudá-los a desempenhar as suas funções com segurança.

 

Alguns itens, porém, são utilizados por uma grande parcela dos profissionais e garantem segurança e proteção na hora de executar as tarefas. São eles:


●Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;


● Proteção visual e facial: óculos e viseiras;


● Proteção da cabeça: bonés e capacetes;


● Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;


● Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;


● Proteção respiratória: máscaras e filtro;


● Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

 

E você, já estava familiarizado com os EPI’s e suas funcionalidades? Conte para nós, aqui nos comentários, quais são as suas experiências com esses equipamentos.

Lembrando que para máxima segurança e precisão na hora de selecionar os seus Equipamentos de Proteção Individual, nada como uma empresa especializada no ramo para fornecer as orientações exatas e atenuar ao máximo os riscos dentro da sua empresa.

Pensou em segurança? Pensou em Safety & Work!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bombeiro civil agora é obrigatório: conheça a nova lei

January 16, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
</