Treinamento de Brigada de Incêndio

Uma brigada de incêndio possui um papel estratégico em um planejamento de emergência de uma empresa, esse grupo especificado de funcionários, de uma organização que é designada e treinada para executar determinadas ações em caso de incêndio afetando suas instalações, possui papel fundamental de fornecer subsídios para proteger colaboradores e edificações.



O treinamento dessa equipe de colaboradores é fundamental para que haja o uso correto de extintores, mangueiras, evacuação de área e prestação dos primeiros socorros. Prevenindo assim prejuízos materiais e os mais importantes acidentes com pessoas.


Uma brigada trabalha, principalmente, em três frentes, sendo elas :prevenção, monitoramento e combate.


Para que uma operação seja eficaz, a estrutura da brigada deve ser bem organizada. Por esta razão, sua hierarquia é dividida em três classes, o chefe da brigada, o líder e o brigadista.

  • O chefe deve ser alguém que conhece bem a região e combate os métodos. Ele organiza e direciona recursos, determina funções específicas, estratégias e táticas de combate.

  • O líder por sua vez, é responsável pela preparação dos equipamentos, comidas e instruir os combatentes sobre onde e como estabelecer a linha de fogo.

  • Já os combatentes constroem e apoiam o trabalho no local de fogo.

O treinamento de pessoal é a chave para reforçar os combatentes em situações de fogo. Além da qualificação, esta fase é importante para a interação entre os elementos do grupo, sem trabalho em equipe eficaz, não há batalha eficaz e segura.

Vale ressaltar, que a brigada de incêndio combate apenas o foco inicial de um incêndio. Se a situação sair do controle, o trabalho deve ser deixado a cargo do Corpo de Bombeiros.