Sinalizacão de extintores de incêndio
top of page

Sinalizacão de extintores de incêndio

É obrigatória a sinalização de segurança contra incêndio, sem sombra de dúvidas isso é algo indispensável para qualquer estabelecimento, empreendimento comercial onde há um fluxo constante de pessoas.



O Corpo de Bombeiros e a Associação de Normas Técnicas inicam medidas indispensáveis de sinalização, tais recursos tem o papel de conscientizar as pessoas sobre os riscos existentes no estabelecimento e reduzir as ocorrências de incêndio. É necessário que as pessoas sejam orientadas através de treinamentos para uma mentalidade de segurança, pois os locais sinalizados podem orientar as pessoas sobre as rotas de fugas para um abandono seguro em caso de alguma ocorrência de incêndio. Em casos como este é necessário que os extintores estejam bem sinalizados e localizados para combater os princípios de incêndios evitando grandes desastres.


Não é correto apenas fixar uma placa próximo ao extintor e pensar que está tudo correto e seguro, tal forma de pensar é ignorante, incorreta e ineficiente. Primeiro, as placas devem seguir padrões já estabelecidos, como nos mostra a NR 13434 da ABNT. Esta norma nos indica, o material, a confecção, o tamanho, o posicionamento entre outras características que devem ser observadas.


Veja mais detalhes sobre as placas de sinalização dos extintores. Primeiramente, a placa deve estar logo acima do extintor e deve medir 1,80m de altura. Obrigatoriamente as placas devem informar qual substância está contida no extintor, sendo assim, caso de algum sinistro o produto é usado de forma correta.


Como falamos sobre a substância do produto anteriormente, faz-se necessário ressaltar que há vários tipos de extintores, vejam:


  • que combatem incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados;

  • Extintores com água pressurizada, indicados para madeira, papel, tecido, além de outros materiais sólidos;

  • Extintores com gás carbônico, para equipamentos elétricos;

  • Extintores com pó químico seco, para líquidos inflamáveis;

  • E, por fim, extintores com pó químico especial, usados em metais inflamáveis.


Já sabemos que há a necessidade de placas acima do extintor e também do tipo de produto usado. Faz-se necessário também a sinalização no solo, na região onde está instalado o extintor. Esta marcação é um campo vermelho que possui uma medida de 70cm², ainda deve conter faixas amarelas de 15cm ao redor do campo vermelho. Falando agora dos materiais para essa sinalização, pode ser feita com autoadesivo de vinil com laminação, esse tipo de material é indicado para locais internos, onde não há muito tráfego de pessoas; outro material com mais durabilidade é a lâmina de policarbonato, a boa notícia é que esse material pode ser usado tanto em áreas exteriores como em áreas internas.


bottom of page