top of page

Seu extintor está instalado corretamente?

Os detalhes na hora da instalação do extintor fazem total diferença quando se trata de prevenção e combate a incêndio, pois os extintores são equipamentos amplamente utilizados para combater princípios de incêndio. Conforme as normas de segurança, os extintores portáteis devem ser fixados em colunas, paredes, da mesma forma, também se faz necessário observar o distanciamento dos mesmos.



Fixar o extintor em local de fácil acesso e visibilidade

O que a norma nos diz sobre essa temática é, "haja menor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso". Partindo desse princípio, fica muito claro que o extintor deve ser fixado em um local sem obstrução de passagem, em outras palavras ele precisa estar com uma acessibilidade rápido e fácil.


Qual a altura deve se instalar o extintor de incêndio?

Para extintores portáteis fixados em parede e colunas, se faz necessário seguir as seguintes alturas de montagem: a posição da alça de manuseio não deve exceder 1,60 m do piso acabado. Acredita-se que acima da altura citada a acessibilidade fica mais crítica para acesso e retirada do extintor.


O Extintor de incêndio pode ficar no chão?

Veja o que a norma diz:


  • A parte inferior deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m do piso acabado.

  • Os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso.


Vamos aos detalhes, guardar distância de, no mínimo 0,20 m e não devem ficar em contato direto com o chão, perceba que não é mencionado a obrigatoriedade de fixar o extintor de incêndio em paredes e colunas, obedecer uma altura mínima do chão acabado e não ficar jogado no piso.


O que se faz necessário é o uso de um suporte que obedeça a distância de, no mínimo, 0,20 m do chão, veja:

O Extintor de Incêndio pode ser instalado em escadas?

A norma deixa claro "não fique instalado em escadas" e sim em passagens normais.

A explicação para isso é muito simples, escadas são locais de passagem de pessoas e em caso de incêndio esses locais são usados como saídas de emergência. Fica claro que não haveria condições alguma para uma acessibilidade rápido e fácil como a norma ABNT 12 693 exige.


Quando instalado no local designado, o extintor deve estar sinalizado;

Sinalização de extintores de incêndio em paredes, conheça o que a norma diz:

  • Para sinalização de paredes, é recomendado a utilização de indicadores vermelhos com bordas amarelas situados acima dos extintores. Na faixa vermelha da sinalização, deve constar, no mínimo, a letra “E” na cor branca


Sinalização de extintores de incêndio em colunas, a norma diz:

  • A sinalização de coluna deve aparecer em todo o seu contorno, recomendando-se utilização de setas, círculos ou faixas vermelhas com bordas amarelas, situados acima dos extintores e que na parte vermelha da sinalização conste a letra “E” na cor branca, em cada uma de suas faces.


Sinalização nas áreas industriais e depósitos

  • deve ser pintada de vermelho, com bordas amarelas, uma área de piso sob o extintor, de modo a evitar que seu acesso seja obstruído. Esta área deve ter, no mínimo, as seguintes dimensões: a) área pintada de vermelho: 0,70 m x 0,70 m; b) bordas amarelas: 0,15 m de largura


Além das instruções acima devem-se utilizar também setas direcionais, dando o posicionamento dos extintores, que devem ser instaladas onde forem mais adequadas e visíveis. Para uma sinalização adequada e eficiente, devem ser observados os campos visuais, vertical e horizontal do usuário.



Para finalizar essas orientações básicas, porém necessário, e também obrigatórias para proteção de locais fechados, os extintores devem ser instalados no exterior, perto da entrada, por exemplo, a casa de máquinas dos elevadores.


A sua empresa ou instituição está precisando de recarga, ou manutenção de extintores?

Nós podemos ajudar, conheça a Safety e Work Extintores em Hortolândia.

Comments


bottom of page