Qual a validade do Curso de bombeiro civil?
top of page

Qual a validade do Curso de bombeiro civil?

O curso de bombeiro civil é uma formação profissionalizante, onde o profissional é capacitado para atuação em serviços de prevenção e de atendimento de emergências em edificações, plantas e/ou instalações privadas ou públicas, de acordo com a ABNT NBR 16608:2021.


Os bombeiros civis geralmente desempenham um papel remunerado e exclusivo na prevenção e combate aos incêndios, como empregados contratados diretamente por empresas privadas ou públicas ou empresas especializadas na prestação de serviços de bombeiros.



Para já entendermos sobre a validade do curso de bombeiro civil é necessário ter ciência do conteúdo que é estudado e o total da carga horária desta formação.


A grade curricular do curso de formação do bombeiro profissional civil está listado abaixo:


  • Prevenção e combate a incêndio

  • Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares

  • Atividades operacionais de bombeiro profissional Civil

  • EPI e EPR

  • Salvamento Terrestre

  • Produtos perigosos

  • Primeiros Socorros

  • Fundamentos da análise de riscos


Com uma carga horária de 260 horas, o curso de bombeiro civil é bem diferente de outros cursos profissionalizantes e cursos técnicos. É uma formação que exige muito condicionamento físico, pois, o curso de bombeiro civil não é apenas teórico. A parte prática exige muito esforço físico, fazendo com que algumas pessoas desistam no meio do caminho.


A validade do curso do bombeiro profissional civil é de 12 meses (1 ano), sendo necessário todo ano o bombeiro passar por uma reciclagem, pois, a pessoa formada precisa estar atualizada com as mudanças que ocorrem nas leis e isso não é algo opcional e sim obrigatório.


Agora que você já sabe qual é a validade do curso bombeiro civil e o que precisa ser feito para manter-se ativo nesta profissão. Compartilhe com um amigo que deseja se tornar um bombeiro profissional civil. Até a próxima.

bottom of page