top of page

Quais são os tipos de extintores de incêndio?

Você conhece as diferentes categorias de extintores? O objetivo de um extintor é combater incêndios imediatamente. Os extintores não substituem grandes sistemas de extinção e devem ser usados ​​como equipamento para apagar incêndios no início.

Conheça a lista de extintores:


Água (H2O)

Essa categoria de extintor funciona resfriando materiais como madeira, papel, tecidos, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. Em nenhuma circunstância pode ser utilizado para incêndios de classe B e C, apenas para incêndios de classe A.


Gás carbônico (CO2)

Age através do resfriamento e abafamento em combustíveis, líquidos inflamáveis e fogo causado por equipamentos elétricos. É indicado para incêndios da classe B e C - Pó Químico B/C: age por reações químicas. É indicado para incêndios da classe B e C.


Pó Químico A/B/C

Age por reações químicas e abafamento (neste caso apenas para incêndio de classe A), podendo ser usado em incêndio causado por praticamente qualquer situação. Indicado para incêndios da classe A, B e C.


Espuma mecânica

A espuma utilizada para combater incêndios é uma mistura gerada a partir de vários métodos, utilizando soluções aquosas de agentes espumantes líquidos concentrados.

Age através do abafamento e resfriamento. Indicado para incêndios da classe A e B, porém, é proibido seu uso para incêndios da classe C.


Já vimos que cada categoria de incêndio tem um agente especial, que deve ser utilizado quando essas regras não são respeitadas, a vida do operador fica em risco, além de permitir que o fogo se espalhe e tome grandes proporções.


Por exemplo, extintores de água são ótimos para apagar incêndios em madeira, mas líquidos inflamáveis, ​​como gasolina faz o contrário. A água pode espalhar o líquido, aumentando o incêndio. Se atingir fiações elétricas, cria o risco de choques fatais.


Assim, para que o dano no momento na hora de apagar o fogo não seja superior ao próprio incêndio, os extintores devem ser usados conforme seu uso e indicação.


Comments


bottom of page