O mercado de trabalho para bombeiro civil em 2021
top of page

O mercado de trabalho para bombeiro civil em 2021

Bombeiro civil está entre as profissões que mais cresceram na pandemia. A pesquisa mostrou que a oferta de vagas nesse setor aumentou 500%.


A pandemia desestabilizou muitos setores da economia, mas também impulsionou o crescimento de outros setores, que passaram a contratar em vez de demitir. Uma pesquisa da Catho mostrou quais ocupações mais cresceram no Brasil nesse período. auxiliar são os primeiros no ranking, em quarto lugar a profissão de bombeiro civil, com aumento de 500%.



A profissão de bombeiro civil é regulamentada por lei federal e decreto estadual. Para se tornar um profissional da área, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental e ter pelo menos 18 anos. Não há idade máxima. Segundo o proprietário, coordenador e instrutor Fábio Carette, da Escola Safety e Work, o treinamento deve ser realizado em uma escola credenciada pelos bombeiros do Estado de São Paulo, de acordo com a regulamentação em vigor.


Essas regras determinam que o curso de bombeiro civil inclua o mínimo de 210 horas de aulas. O valor é determinado pela escola, portanto pode haver variação.


Fábio Carette atua no segmento há mais de 11 anos e diz que a profissão é importante para a sociedade, pois as empresas que contam com esse profissional podem prestar os primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio e assim ajudar com rapidez em caso de necessidade.


Como mencionado acima, a função do bombeiro civil foi criada para a prevenção e combate a incêndios. No entanto, com o passar do tempo, esses profissionais passaram a realizar outras demandas em seus trabalhos diários, como segurança do trabalho, primeiros socorros e orientações quanto a espaços ou situações que possam colocar em perigo um trabalhador em seu ambiente de trabalho.


O mercado de trabalho está aquecido para os bombeiros profissionais civis. As oportunidades estão aparecendo com muito mais frequência, porque as instituições públicas e privadas reconhecem a importância de manter seus colaboradores em segurança. Veja o que diz a ABNT NBR 14608:2021:


"3.4

bombeiro civil

profissional capacitado para atuação em serviços de prevenção e de atendimento de emergências em edificações, plantas e/ou instalações privadas ou públicas, de acordo com a legislação vigente.”


Com a procura por este profissional cada vez mais em crescimento, esta é uma oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho. O curso de bombeiro civil é super acessível, pois as escolas especializadas fazem o valor do investimento parcelado no cartão. Falando em em escola, muita cautela na hora da escolha, faça uma pesquisa com calma e veja a estrutura física da escola, assim você terá os parâmetros necessários para a sua tomada de decisão.


Faça o curso de Bombeiro Civil em uma Escola com uma Estrutura completa para potencializar o seu aprendizado, capacitando você para o Mercado de Trabalho.

A Safety e Work oferece mais que um curso, na verdade, essa formação profissional é uma GRANDE oportunidade para você que sempre Sonhou com uma Profissão de Ganhos Satisfatórios, isso mesmo, um Bombeiro Profissional Civil tem um salário inicial de R$2.891 já incluindo periculosidade, com escala flexível de 12x36 e mais todos os benefícios.

bottom of page