O Bombeiro Civil precisa ter uma boa comunicação
top of page

O Bombeiro Civil precisa ter uma boa comunicação

Pode-se preencher vários livros discutindo a importância da comunicação quando se fala de Bombeiro Civil. A comunicação é essencial em qualquer relacionamento bem-sucedido. Como Bombeiro Civil, você terá muitos tipos diferentes de relacionamento com diferentes tipos de pessoas e em diferentes tipos de ambientes, não podemos esquecer que a comunicação precisa ser eficiente em diferentes tipos de situações.



Uma comunicação clara, inteligente, cortês e aberta é essencial dentro de um ambiente de trabalho, no local do incêndio e ao interagir com o público. Você precisará saber como ser um ouvinte ativo, assim como os terapeutas ensinam os casais a conviver melhor, pois sabemos que todo ser humano possui uma personalidade única. A sua convivência com o time, superiores ou subordinados precisa ter uma comunicação fluída e madura.


Você precisará saber como lidar com cidadãos irados, usar rádios para transmitir informações essenciais à sua equipe, comando de incidentes ou outros, acalmar pacientes e vítimas assustados, consolar membros da família perturbados e até colegas de trabalho, transmitir informações essenciais do paciente para paramédicos, enfermeiros e médicos, instruem crianças na área de segurança contra incêndios, educar adultos na prevenção de incêndio, explicar e aplicar códigos de incêndio aos proprietários de empresas, informar os moradores em caso de alguma situação de emergência, tudo isso com o máximo de tato, paciência, inteligência, profissionalismo e cortesia.


Algumas pessoas são melhores comunicadoras que outras, mas é uma habilidade que pode ser aprimorada e deve ser aprimorada se você deseja não apenas conseguir um emprego (se destacar em uma entrevista), mas também ser um Bombeiro Civil bem-sucedido e que funcione bem.


Estamos nos comunicando cada vez mais por e-mail e usando computadores para nos comunicar de maneiras novas e diferentes todos os dias. Seja na elaboração de relatórios ou na comunicação por e-mail ou em outras vias de alta tecnologia com habilidades profissionais de comunicação por escrito, também será muito importante e essencial para o trabalho.


Os Bombeiros Civis de hoje precisam entender, que a comunicação e a maneira como nos comunicamos está mudando rapidamente. Comunicação não é apenas verbal, é de extrema importância atentar para a comunicação escrita, pois em algum momento será necessário escrever e-mails ou até mesmo relatórios para superiores ou subordinados.


Como anda a sua habilidade de comunicação?

Lembre-se, podemos melhorar sempre, observe como você se comunica com as pessoas a sua volta, tanto em um ambiente profissional como também em um ambiente familiar. Faça pequenos rascunho em um bloco de nota de papel ou em seu smartphone, de coisas que precisa, ser trabalhado. Fazendo isso, os resultados virão, sem dúvidas você se tornará uma pessoa mais competente e feliz.




bottom of page