top of page

Conheça as principais causas de incêndio

De um simples foco de chamas a uma tragédia causado por um grande incêndio, há inúmeras possibilidades de como o fogo começou. Conheça neste artigo as principais causas de incêndios.


Talvez você já viu nos noticiários de TV ou rádios, casos de incêndios em casas, edifícios, centros comerciais, condomínios residenciais, escolas e em vários outros lugares. Há algumas variações de causas do princípio do incêndio, o motivo pode ser acidental ou descuido até mesmo mal-intencional.Três causas diferêntes a princípio podem ser os responsáveis por um incêndio, causas naturais, causas acidentais e causas criminosas.



1 - Incêndio por causas Naturais

Ventos fortes, temperaturas elevadas e uma vegetação muito seca são as principais causas para focos de incêndios.


O efeito gerado, quando a luz do sol ao passar por uma lente convergente, se “concentra” em um único ponto, provocando aquecimento e possibilitando a combustão do material submetido ao aquecimento gerando um foco de fogo. Dependendo da região os danos podem ser gigantescos. Alguns incêndios em florestas podem ser causados através deste efeito, quando recipientes de vidro são descartados na natureza.


Entre as principais causas de incêndios naturais no Brasil, os raios representam 1%, sendo considerado a maior dentre as outras.


2 - Incêndio por Causas Acidentais

Mais de 99% dos incêndios florestais em território nacional são iniciados por ação humana. Alguns são propositais, outros por descuido, mas sempre com ação humana. Geralmente, ocorrem em consequência de negligência, imprudência ou imperícia.


Entre as principais causas estão:

Eletricidade: Mau contato, curto circuito, sobrecarga de circuitos. Na maioria destas situações, pode ocorrer o aquecimento dos circuitos, provocando as chamas.


Outras causas: Bituca de Cigarro, Velas, Palitos de fósforo, Balões, Fogos de Artifício, Vazamento de líquidos inflamáveis e gás de cozinha, entre outros.


3 - Causas criminosas

Existem pessoas mal-intencionadas no planeta terra, seres humanos que por impulso, vingança ou por pura maldade cometem crimes terríveis, provocando incêndios de grandes escalas. Naturalmente os criminosos não pensam nas grandes consequiencias que os incêndios causados provocarão, pois, o que está em jogo aqui é apreservação de vidas e não menos importante o meio ambiente.


Para quase todos os casos citados existemformas de prevenção, garantido a segurança de pessoas e preservando vidas. O que foge do controle do ser humano, são as pessoas mal-intencionadas, pois até o momento não há como prevê a ação de tais pessoas.

Comentarios


bottom of page