Como implantar treinamento para emergência?

Sabemos que a implantação de treinamento se faz necessário pessoas, correto? pois bem, acredito que este é um dos momentos críticos de todo o processo da implantação de um treinamento. Primeiro, fazer parte de uma grupo de brigadista é 100% trabalho voluntário, segundo, a necessidade de haver uma pré-seleção é fundamental para conhecer os candidatos para assim selecionar todos os finalistas que farão parte da equipe.



Não podemos esquecer que o antes que os finalistas sejam todos selecionados, deveria haver uma forma de orientação e educação interno para incentivar muitas pessoas fazerem parte do processo de seleção. Acreditamos que quanto mais candidatos, melhores serão os resultados.


Agora sim, após a escolha dos finalistas, é o momento de partir para a preparação, e para que tudo seja feito corretamente, é importante ressaltar alguns pontos:


1- Carga horária para formação de brigada de incêndios

Os voluntários realizam diversos exercícios simulados para que possam compreender da melhor maneira como é uma situação de emergência real.


Há uma exigência mínima para a formação de uma equipe de brigada de incêndios, e o tempo mínimo obrigatório são 12 horas. Com este período para treinamento é possível passar os principais conceitos do curso de formação, deixando então uma equipe apta para agir um um ambiente que não tenha muitos riscos.


Com este mínimo de carga horária de treinamento, a equipe de brigadistas é capaz de agir, e fazer a diferença em caso de algum momento de emergência em um ambiente laboral onde não há tantos riscos de incêndio.


Há a possibilidade de haver ambientes de trabalho com o nível maior de periculosidade, empresas que fazem uso de materiais inflamáveis por exemplo, estas precisam de um tempo maior para treinamento, ou seja, quanto mais a carga horária, mais o nível de responsabilidade aumenta.


2- O que será estudado no curso de formação

Uma série de conceitos fundamentais são apresentados para os voluntários no período de treinamento, assuntos estes que são essenciais para a segurança do patrimônios e a preservação de vidas, abaixo será listado alguns tópicos.

  • Uso correto de EPIs em todas as situações

  • Prevenção e como executá-la

  • Como avaliar os extintores e mecanismos corta-fogo

  • Instalações elétricas e outros riscos

  • Avaliação de lugares perigosos

  • Avaliar quando alguém está em situação de risco

  • Como agir em prol da própria segurança e na segurança dos outros

  • Situação de evacuação

Quando todos os tópicos são passados e todos os candidatos voluntários aprendem, as chances de o fogo acontecer são menores, e caso haja uma situação de emergência, todos os brigadistas já estarão aptos a agir.


3- Como escolher os futuros brigadistas?

Primeiro de tudo vale lembrar, que fazer parte de uma brigada de incêndio é 100% voluntário, ou seja não há aumento salarial e nem ganha estabilidade como os integrantes da CIPA. Os candidatos precisam se enquadrar nos requisitos exigidos. São eles:

  • Permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;

  • Possuir experiência anterior como brigadista é um diferencial;

  • Ter boa condição física

  • Ter boa saúde;

  • Possuir bom conhecimento das instalações,

  • Dando preferência aos funcionários das áreas de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;

  • Ter responsabilidade legal

  • Ser alfabetizado.

A lei lei deixa claro que o colaborador que faz o treinamento de brigada de incêndio, não deve ter custo extra por este curso de formação, ou seja, a empresa deve custear todo o treinamento, contratando empresas especialistas em segurança e prevenção, em outras palavras o curso de formação de brigadista de ser gratuitamente para os colaboradores.


Além de ser um curso de formação totalmente gratuito para os voluntários, o treinamento deve ser executado no período de trabalho do colaborador, talvez, separa uma hora por dia da carga horária de trabalho do funcionário para a realização do curso de formação de Brigada de incêndio. Não é permitido exigir horas extras dos colaboradores para a realização do treinamento.


Seguindo estes requisitos, logo, todos estão cumprindo todas as obrigações da Lei.


4- Quem faz o treinamento de capacitação?

O time de brigada contra incêndio são pessoas de alta importância para a companhia, pois são estes funcionários que irão ajudar a reduzir os impactos em uma possível situação de emergência, ajuda esta que será na preservação do patrimônio e a proteger vidas.


Por este motivo, o treinamento dos colaboradores precisa ser feito por uma empresa altamente especializada em segurança patrimonial e preservação de vida. Empresa esta, precisa sempre está atualizada, seguindo todas as normas e obrigações da lei. Todos os instrutores precisam ser credenciados no corpo de bombeiros do estado, um diferencial para esta empresa, além de possuir todas as certificações nacionais é ter certificações internacionais. Tudo isso, para o colaborador receber o melhor treinamento completo e se tornar alguém capaz de agir em uma situação de risco.


Quanto melhor for a estrutura desta empresa terceirizada de treinamento, mais adequados serão os treinamentos e os resultados.


Mesmo empreendimentos que não sejam obrigados a ter uma Brigada ou que sejam de pequeno porte devem considerar realizar o treinamento de forma altamente capacitada. Desse modo, a segurança de todo o time é levada a novos níveis.


5 - Simulações de emergências

O processo prático é que irá fazer a total diferença para uma equipe de brigada de incêndio. A prática garantirá que todos os conceitos teóricos estão sendo executados, reforçando ainda mais a responsabilidade dos brigadistas.


19 3384-4840   |  19 9 9237-1055

atendimento@safetyework.com.br

Rua Antonio Francisco Lisboa, n°1051, 13188001 Hortolândia 

© Copyright  - 2018 

Trabalhe conosco

Somos credenciados como Centro de Formação de Bombeiro Civi pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

 

Confira nosso credenciamento, click neste link e digite o nome baixo:

FIRE SOLUTIONS TREINAMENTOS E SERVIÇOS EM SEGURANÇA LTDA

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Estamos nos detalhes finais para a certificação da ISO 9001

selo de qualidade.png