Bombeiros Civis precisam saber trabalhar em equipe
top of page

Bombeiros Civis precisam saber trabalhar em equipe

Ser um jogador de equipe e entender o conceito de equipe é de extrema importância. Isso significa que os outros estão sempre confiando em você para fazer seu trabalho e de forma eficiente. Quando uma pessoa não sofre, toda a equipe sofre e a segurança da equipe pode ser comprometida. É essencial que os bombeiros civis saibam trabalhar em equipe.



O objetivo também não será alcançado da maneira mais eficaz, a menos que toda a equipe esteja trabalhando em conjunto. Assim como em uma equipe de esportes, quando uma pessoa falha em realizar seu trabalho, toda a equipe começa a se decompor. Você pode nem sempre gostar da tarefa que recebe, mas é sempre essencial para atingir o objetivo em questão. Seus colegas de equipe de combate a incêndios confiam em você o tempo todo, e você precisa confiar em cada componente do seu time.


Esse conceito de equipe se aplica a praticamente todos os aspectos do trabalho e da vida de um bombeiro civil. Aqueles que gostam de trabalhar como freelancers, se isolam, não entendem o conceito de equipe ou são absorvidos por si mesmos demais para serem verdadeiros jogadores de equipe, prejudicando toda a equipe.


Algum atleta profissional vem à sua mente quando você pensa em jogadores ruins da equipe?


Pois bem, esta é uma das muitas habilidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas cada vez mais em nossa carreira como Bombeiro Civil.


Dicas para desenvolver um bom trabalho em equipe:


Os objetivos e a missão da equipe precisa ser claro para todos.

A equipe entende os objetivos e está comprometida em alcançá-los? Essa direção e acordo claros sobre missão e propósito são essenciais para o trabalho em equipe eficaz de um bombeiro civil. Todos os Bombeiros Civis da equipe devem ter uma missão geral que seja acordada e que forneça o guarda-chuva para tudo o que a equipe for fazer.


Essa clareza da equipe dos bombeiros civis é reforçada quando a organização tem expectativas claras sobre o trabalho, as metas, a responsabilidade e os resultados da equipe.


Respeito mútuo

A comunicação é aberta, honesta e respeitosa. Os bombeiros se sentem livres para expressar seus pensamentos, opiniões e possíveis soluções para os problemas no ambiente de trabalho. Todo Bombeiro Civil precisa ser ouvido, e ouvir os membros da equipe que estão fazendo parte. Quando algum membro da equipe estiver falando ou explicando algo, os outros precisam escutar com atenção e sem interrupções ou refutações. Quando o chegar sua vez de falar, argumente tudo que for favorável para sua equipe, pense e fale sempre no coletivo.


Melhoria contínua

Um time de bombeiro civil é capaz de se examinar constantemente e melhorar continuamente seus processos, práticas e a interação dos membros. A equipe de bombeiro discute abertamente as normas da equipe e o que pode estar prejudicando sua capacidade de avançar e progredir nas áreas de esforço, talento e estratégia.


A equipe de bombeiro precisa realizar reuniões de revisão que avaliam o processo e o progresso da equipe na abordagem e no cumprimento da missão do time. Lembre-se bombeiros, nunca somos os melhores do mundo, ninguém é insubstituível, por esta razão precisamos melhorar sem mais.


Os problemas e conflitos na equipe precisam ser resolvidos em equipe

Se faz necessário aprovar procedimentos para diagnosticar, analisar e resolver problemas e conflitos no time. Os bombeiros não apóiam conflitos e conflitos de personalidade dos membros, nem escolhe os lados em um desacordo. Em vez disso, os membros da equipe de bombeiro trabalham para a resolução mútua de problemas e desacordos.


Liderança participativa

A liderança participativa é praticada nas reuniões principais, designando tarefas, registrando decisões e compromissos, avaliando o progresso, responsabilizando os membros da equipe e fornecendo orientação para a equipe. Isso significa que todo participante da equipe deve contribuir ativamente para liderar a equipe para obter resultados e contribuições bem-sucedidos.


As dicas acima não são regras a serem seguidas, pois sabemos que cada equipe possui uma identidade própria, porém tudo que vier a agregar nas habilidades individuais de um bombeiro civil será extremamente importante para a saúde de toda equipe.

bottom of page