Como se tornar um Bombeiro Profissional Civil
top of page

Como se tornar um Bombeiro Profissional Civil


Saiba como se tornar bombeiro civil e quais são os requisitos fundamentais para essa profissão tão importante que ajuda a salvar vidas e a manter a segurança.

Todo mundo associa bombeiros ao trabalho de apagar incêndios, mas não é bem por aí.

O exercício da profissão de bombeiro civil foi regulamentado pela lei nacional pela nº 11.901/2009 que define que ele está habilitado para a prevenção e combate a incêndio, além de atendimento de emergências, especialmente com a prestação dos primeiros socorros, como em acidentes de trânsito, atropelamentos, afogamentos, e a realização de salvamentos terrestres, aquáticos e em altura.

Para se tornar bombeiro civil, profissão de grande importância, será preciso atuar no combate e prevenção de incêndios e o profissional também ajudará a reduzir os riscos ligados ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

Mesmos que empregados de uma empresa sejam treinados para as atividades de prevenção e combate a incêndio, a contratação de bombeiros civis tornará o ambiente de trabalho muito mais seguro.

Normalmente, a jornada de trabalho de um bombeiro civil é de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, num total de 36 horas semanais de trabalho para o bombeiro civil.

Outros benefícios, além do uniforme especial, incluem possuir seguro de vida em grupo e pagar o adicional de periculosidade de 30% do salário mensal sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Contudo, é importante que se esclareça que a atuação dos bombeiros civis não é restrita à prevenção e ao combate a incêndios, competindo-lhes também as tarefas de avaliação e identificação de riscos em geral; a liberação e o acompanhamento das atividades com possibilidade de perda material ou humana; o atendimento de emergências, especialmente com a prestação dos primeiros socorros, como em acidentes de trânsito, atropelamentos, afogamentos e a realização de salvamentos terrestres, aquáticos e em altura.

O bombeiro civil, portanto, é trabalhador de grande importância, pois sua atuação preventiva e mesmo combativa visa preservar o meio ambiente como um todo, inclusive o do trabalho, tendo em vista a garantia conferida pelo constituinte a todos os trabalhadores de terem reduzidos os riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

Ainda que seja possível aos empregadores ter outros profissionais na empresa treinados para as atividades de prevenção e combate a incêndio, a contratação de bombeiros civis, que atuem de forma exclusiva na prevenção de sinistros, tornará o ambiente de trabalho muito mais seguro.


bottom of page