Profissão Bombeiro Profissional Civil


Profissão Bombeiro Profissional Civil

A profissão de Bombeiro Profissional Civil é “a única” em todas as profissões no Brasil que possui uma Norma Regulamentadora específica na Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT/NBR 14.608/2007 Bombeiro Profissional Civil – Requisitos. A profissão de Bombeiro Civil é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 11.901/09 de 12 de Janeiro de 2009, sendo uma das poucas 67 profissões que contam como regulamentadas no site do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE.

Ainda para o Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão de Bombeiro Profissional Civil, consta na CBO Classificação Brasileira de Ocupações, que existe desde 1977, na família 5171-10 “Bombeiro Civil”.

Bombeiros profissionais Civis atuam tanto em órgãos públicos, como em empresas privadas, como em Municípios em atendimento público em Corpos de Bombeiros Municipais ou Voluntários, há Cooperativas e Sindicatos em muitos Estados, há escolas de formação de nível profissionalizante e Superior como Bombeiro Civil, há Cooperativas e Associações e há o Conselho Nacional de Bombeiros Civis.